O que é ?
A medula óssea é um tecido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias são as células encarregadas de transportar o oxigênio dos pulmões até as células de todo o organismo e o gás carbônico das células para os pulmões para ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do organismo e as plaquetas são parte do sistema de coagulação do sangue. Estes componentes do sangue são renovados continuamente e a medula óssea é quem se encarrega desta renovação. As células plasmáticas fazem parte do sistema imunológico do corpo e assim como as hemácias, os leucócitos e as plaquetas são produzidas na medula óssea, sendo liberadas para a corrente sangüínea. Normalmente, as células plasmáticas constituem uma porção muito pequena (menos de 5%) das células da medula óssea.
A prima da irmã da @Coisasdikel realiza um trabalho muito bonito, que ajuda principalmente crianças com Leucemia. O nome dela é ÉRICA MEIRELLES e pedimos pra ela explicar pra gente como funciona esse 'projeto'
"A Liga da Medula Óssea nasceu no dia 21.10.08, quando participávamos de uma Campanha para Salvar uma Vida do Robertinho – Anjo e Guerreiro de captação de doadores de medula óssea. Não somos uma ONG, nem Associação, somos amigos (as) que se uniram para levar a mensagem de vida aos pacientes.
Temos a função de ajudar, informar e divulgar campanhas, cursos, palestras no que se refere à leucemia ou a outras doenças do sangue.
Nossa missão está em conscientizar as pessoas sobre a doação de medula óssea, nossa visão está em aumentar significativamente o número de doadores, assim como os nossos valores consistem no amor incondicional, união, humildade e esperança.
Nenhum membro está autorizado a usar o nome da Liga da Medula Óssea para pedir dinheiro ou algo que não esteja relacionado com os nossos quesitos acima.
A VIDA é prioridade para os pacientes com leucemia ou outras doenças do sangue, e é por isso que nós existimos, para conscientizar as pessoas que este sonho pode se concretizar com apenas 5ml de sangue ou como chamamos de amor."
Além de nos eplicar um poquinho sobre o maravilhoso trabalho, ela ainda nos cedeu esse vídeo informativo que esclarece algumas dúvidas á respeito da doação.
Como funciona :

Através de uma pequena amostra do seu sangue (5 ml) são realizados testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente. Verificada a compatibilidade só aí o doador é convocado para fazer a doação.
Muitos imaginam que retiram toda nossa medula, mas na realidade é extraído menos de 10% (e ela recompõe-se rapidinho, em torno de 15 dias). Há duas formas de coleta: pode-se retirá-la através de uma agulha inserida próximo à bacia, ou ainda pela veia, depois de ingerida uma medicação que faz as células da medula migrar para o sangue periférico.
Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro, mas para o paciente, será a diferença entre a vida e a morte.
Agora que já sabemos o que é a medula óssea e como é o procedimento para doar, vamos entender a doença...
A palavra leucemia refere-se um grupo de cânceres que afetam as células brancas do sangue. Leucemia se desenvolve na medula óssea, a qual produz três tipos de células sanguíneas:
1. Células vermelhas que contêm hemoglobina e são responsáveis por transportar oxigênio pelo corpo.
2. Células brancas que combatem infecções.
3. Plaquetas que auxiliam a coagulação sanguínea.
1. Células vermelhas que contêm hemoglobina e são responsáveis por transportar oxigênio pelo corpo.
2. Células brancas que combatem infecções.
3. Plaquetas que auxiliam a coagulação sanguínea.
Leucemia é caracterizada pela produção excessiva de células brancas anormais, superpovoando a medula óssea. A infiltração da medula óssea resulta na diminuição da produção e funcionamento de células sanguíneas normais. Dependendo do tipo, a doença pode se espalhar para os nódulos linfáticos, baço, fígado, sistema nervoso central e outros órgãos e tecidos, causando inchaço na área afetada.

A campanha 5ml de esperança
O nome desta campanha foi criado por Bruno e Maria Carolina.
A campanha foi criada por Guilherme Donancio, Maria Carolina e Bruno.
5ml. E só.
Carta do pai de Arthur:
“Meu filho Arthur de 3 anos está em tratamento contra a leucemia. Começamos o tratamento no dia 19/6/2009, dia do seu aniversario de 2 anos, sendo que em julho de 2010 ele entrou no período de manutenção da doença.
Contudo, há 1 semana, depois de 20 dias tratando a infecção, descobrimos que a doença tinha voltado. E pior, desta vez será necessário transplante de medula óssea.
Gostaria muito que vocês nos ajudassem nesta campanha em busca de cadastros para doação de medula óssea, assim, aumentaremos as chances não só do Arthur, mas de todos que aguardam por um doador compatível, haja vista que o cadastro é nacional e não é especifico para meu filho.
As pessoas não sabem que com um simples exame de sangue elas efetuam o cadastro nacional, válido pra todos que estão aguardando algum doador compatível.
Mais do que isso, não sabem que no primeiro momento estarão fazendo mais do que um simples exame de sangue, estarão doando esperança e talvez em outro momento, uma VIDA.
Somos de Patos de Minas. Da primeira vez ficamos 1 ano e 1 mês em Belo Horizonte , quase todo este período no hospital.
Hoje estamos no Hospital das Clinicas novamente, posso ligar para vocês, tem muita informação que seria de utilidade para toda comunidade e principalmente para várias pessoas que estão aguardando por um doador.
Sou produtor de eventos, assim tenho conseguido apoio de vários artistas que nos ajudam a divulgar na internet e vão participar de um vídeo que estou fazendo com recursos próprios para colocarmos antes de todos os eventos no Chevrolet hall, com participação de Rogerio Flausino, Cesar Menotti e Fabiano, Sideral, Roupa Nova, Sá e Guarabira, 14 Bis, Falcão do Rappa e Alexandre Pires”.
Esta foi a carta que Guilherme Donâncio, pai do PEQUENO ARTHUR, enviou para os órgãos de comunicação e que serve, na medida exata, para qualquer um de nós!
Diego Tardelli e Renan Ribeiro visitam Arthurzinho
Depoimento de uma paciente:
"Meu nome é Juliana Rodrigues, 37 anos, casada, mãe de dois filhos (10 e 6 anos). Desde outubro/2009 fui acometida pela Leucemia Linfóide Aguda, doença que trás como sinônimo; internações, transfusões, restrições, separações,... Enfim, queixas iguais a de todos que passam por esse longo e doloroso tratamento em busca da cura. O meu caso tem indicação de transplante de medula óssea e meus queridos irmãos infelizmente não são compatíveis comigo.
Fui cadastrada no Registro de Receptor de Medula óssea (REREME), e no Registro de Doador de Medula Óssea (REDOME) encontramos o que não tinha conseguido em minha família, um doador compatível, e para minha grande surpresa não era apenas um, e sim dois 100% compatíveis comigo. Dá para imaginar a minha alegria e satisfação nesse momento? As estatísticas do INCA mostram a dificuldade em se encontrar um doador compatível fora da família, principalmente aqui no Brasil devido a nossa miscigenação, e eu descobri que tenho dois compatíveis. Eu nem acreditava que meus problemas estavam perto de minimizar, e por que não dizer acabar?
Considerando que o transplante de medula é minha única chance de cura. Mas infelizmente veio à notícia bombástica, um não podia doar por estar passando por problemas de saúde e o outro “desistiu de doar”. Essa possibilidade é imaginada, mas não é esperada, já que o indivíduo se cadastrou como doador voluntário de medula óssea sabendo exatamente a que estava se propondo que é doar esperança para depois doar vida, desistiu porque tinha “medo”... Meu Deus! Que sentimento é esse que chega ser superior ao de salvar o seu semelhante? Saber que estar em suas mãos fazer a diferença na vida de uma pessoa não foi suficiente para fazê-lo (a) vencer esse MEDO, refletir sobre o mandamento que Deus nos ensinou “AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO”, talvez tivesse ajudado a vencer esse sentimento terrível que me negou a oportunidade da vida e o convívio com meus filhos, meu marido, meus pais, meus irmãos, meus familiares. Enfim com todos que eu amo e que fazem parte da minha luta constante pela sobrevivência. Assim, diante dessa situação por mim vivenciada, sinto necessidade de divulgar este desabafo e ao mesmo tempo apelo, objetivando que outros pacientes que esperam por um doador compatível, não venham passar por essa tristeza e frustração.
Aconselho a todos que se cadastraram e aos que pretendem se cadastrarem como doador voluntário de medula óssea a terem plena consciência da responsabilidade que estão assumindo ao levar esperança para quem precisa. Isso não é brincadeira, são vidas que estão em jogo e que sua decisão pode fazer a diferença entre a vida e a morte de alguém. Assim, Não seja apenas um cadastrado, Seja um “doador” de medula óssea. Com esse gesto de amor e solidariedade ao próximo você salva vidas, o que é melhor, ainda em vida.”
Juliana Rodrigues
MUITO IMPORTANTE: Esta paciente veio a falecer ( 05/02/2011) porque o doador teve medo e ela não teve tempo para esperar um novo doador.
Paulla Mirella tem um recado para vocês:
Participe também, divulgue esta
campanha!
campanha!
Visite o site http://www.5mldeesperanca.com.br/
Veja e baixe os banners e divulgue: http://twitpic.com/4gy25t - http://twitpic.com/4gy24m
Nossa, a pessoa que ficou com medo deve ter um peso na consciência agora...
ResponderExcluirMas enfim, achei essa campanha Maravilhosa, e mais uma vez, conheci através do Meninas do T...
Parabéns meninas!!! =D
Eu fiquei emocionadissima de fazer esse post e todas as vezes que vejo fico emocionada, estou torcendo muito pelo Arthurzinho!
ResponderExcluirLinda a iniciativa! Emocionante tbm! Se cada pessoa fosse doar, acho que seriam milhões de litros de esperança! Todos deveriam fazer sua parte! Parabéns Folia, parabéns Meninas do T!
ResponderExcluir